De forma majoritária, em todo o mercado global a utilização do sistema de câmeras serve tão somente para solução de segurança. Os lojistas internacionalmente investem quase R$ 10 Bilhões em vídeos anualmente, e toda essa riqueza de oportunidades são descartadas diariamente sem ao menos causar algum tipo de dor aos empresários.

A ECR (Efficient Consumer Response) através do professor emérito Adrian Beck, da Universidade de Leicester, disponibilizou um relatório onde recomenda que varejistas aproveitem a análise de vídeo de forma mais estratégica para controlar custos, melhorar operações e aumentar lucratividade.

É um fato que a mais de 40 anos as empresas de câmeras atuam no mercado varejista, mas não existe quase nenhum relato de uma utilização secundária para esse serviço. A proposta sugere que através do IoT e Machine Learning o varejo passe a consumir as imagens e transformá-las em dados e métricas para uma análise de comportamento do consumidor dentro das lojas físicas.

Na realidade a partir dessa tecnologia as oportunidades de um melhor engajamento das companhias são inúmeras, como: melhorar o atendimento ao cliente por meio de agilidade de tempo de resposta da equipe e disponibilidade do produto; gerar heat maps e tempos de permanência do cliente, fazer contagem de pessoas e monitoramento de filas; emitir alertas; conhecer personas, e até mesmo comparativos de performance entre lojas.

“O vídeo, ao longo dos anos, se tornou uma ferramenta ainda mais indispensável para todo o negócio, não apenas para a equipe de segurança. Esse relatório pode ser um guia essencial para os líderes de proteção de ativos e prevenção de perdas sobre como gerenciar proativamente os vídeos e dados gerados”, explica Scott Draher, vice-presidente de Ativos de Proteção e Segurança da Lowes.

A ideia é que o uso das análises de vídeo começa a moldar uma abordagem a ser adotada por toda a empresa, de modo a consagrar o vídeo como um ativo para toda a empresa.

Para baixar o relatório, visite https://ecr-shrink-group.com/page/the-use-of-video-cctv-in-retail.

A Tooq já possui o Tooq Performance que é uma oferta que utiliza o sistema de CFTV existente, para gerar os principais indicadores ao varejo físico, similares aos que já existe há anos no online. Isso possibilita o aproveitamento das oportunidades que estão literalmente “aos nossos olhos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *